(44) 3031-7777 |

Home » Pós-graduação » Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação

Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação

O que é?

Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é uma área da Educação Especial que atende crianças, adolescentes e adultos que possuem desempenho acima da média, seja na área acadêmica ou na área produtiva-criativa.

A legislação brasileira conceitua alunos com AH/SD como aqueles que apresentam potencial acima da média e notável envolvimento com as áreas do conhecimento humano, sejam de forma isoladas ou combinadas (BRASIL, 2009).

As AH/SD podem ser percebidas por meio de características próprias, fazendo com que as pessoas que possuem Altas Habilidades/Superdotação (PAHS) sejam percebidas e identificadas com suas habilidades e seus interesses específicos.

 

O que você vai aprender nesta Pós-Graduação?

Esse curso vai aprofundar a sua compreensão sobre as AH/SD. No final, você terá os conhecimentos teóricos e práticos necessários para identificar, avaliar e atender a pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (PAHS).

Você estará apto a dar visibilidade aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, orientando os seus estudos, criando estratégias de ensino personalizado e realizando as adaptações curriculares necessárias para que o aprendizado destas crianças e jovens seja o mais significativo possível!

 

Quem pode fazer esse curso?

Profissionais das áreas da Educação e da Saúde, e demais interessados no tema de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) que pretendem aprender sobre as características, preceitos teóricos, processo de identificação, de acompanhamento e de atendimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Familiares de PAHS também são muito bem-vindos, inclusive possuem uma condição diferenciada de investimento!

 

Onde posso atuar ao concluir esse Curso?

Um profissional habilitado nesta área pode atuar em escolas, consultórios e clínicas de apoio, tanto na identificação, quanto na avaliação e no atendimento às pessoas com AH/SD.

 

O que o IPE pretende realizar com esse Curso?

O IPE deseja:

  • Promover a compreensão de distintos indicadores que se associam às AH/SD. Informar sobre conceitos contemporâneos relativos à inteligência, aos processos de identificação, às características, aos mitos, ao acompanhamento e atendimento de PAHS, aos modelos e práticas instrucionais, entre outros aspectos.
  • Capacitar profissionais para atuar com formação específica e conhecimento junto ao público das AH/SD.

DISCIPLINAS:

MÓDULO I: COMPREENSÃO DOS CONCEITOS SOBRE AH/SD ÀS PRINCIPAIS TEORIAS

Políticas Públicas para AH/SD e o Atendimento Educacional Especializado no Estado do Paraná

Educação Especial em Perspectiva da Educação Inclusiva: trajetória histórica das AH/SD

Definições, Conceituações e características sobre Altas Habilidades/ Superdotação: mito ou verdade?

Teoria Triárquica de Inteligência de Robert Sternberg

A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner

Françoys Gagné e o Modelo Diferenciado de Dotação e Talento

O Modelo Triádico de Enriquecimento Escolar (SEM) de Joseph Renzulli (Enriquecimento Curricular Tipo I, II e III)

 

MÓDULO II: ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS, INTELECTUAIS E DE APRENDIZAGEM DA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

A Educação 5.0 e o desenvolvimento socioemocional das PAHS

A relação com a família, sociedade e escola dos alunos com AH/SD

AH/SD e neurociências: contribuições e perspectivas

AH/SD, deficiências e Transtorno do Espectro Autista

 

MÓDULO III: IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS PAHS

Triagem de indicadores para Altas Habilidades/superdotação

A avaliação pedagógica no contexto escolar: Instrumentos para identificação e avaliação de Altas Habilidades/Superdotação

 

MÓDULO IV: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Fundamentação Legal do Atendimento Educacional Especializado

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Facilitação para o desenvolvimento das potencialidades criativas

O Professor do Atendimento Educacional Especializado e o Ensino Colaborativo

Práticas Pedagógicas Imersivas no Atendimento Educacional Especializado.

 

PROFESSORES CONVIDADOS:

  • Alessandra Vissossi, Ma.
  • Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Dr.
  • Cristina Cerezuela, Dra.
  • Denise Maria de Matos, Dra.
  • Fernanda Polonio, Dra.
  • Luciene Mochi, Dra.
  • Mayara Tatibana Bortolloto, Esp.

INSCREVA-SE

Ficha Técnica

  • Data prevista: 04 de maio 2024

    Status: Inscrições abertas

  • Duração: 20 meses de duração

  • Encontros presenciais e na modalidade online ao vivo.

    Periodicidade: Um final de semana por mês com encontros às sextas-feiras, das 19h00 às 22h00 e aos sábados das 08h00 às 18h00

  • Carga horária: 360 horas

  • Investimento: 20 mensalidades de R$ 360,00 sendo:

    • 10% de desconto-pontualidade – válido até a data de vencimento mensal: R$324,00
    • 15% de desconto-parceria – válido para Instituições conveniadas e grupos de 10 alunos: R$305,00
    • 20% de desconto-família – válido para familiares de pessoas com AH/S: R$288,00
    • Ex-alunos possuem desconto diferenciado! Entrar em contato com a Instituição!

    Taxa de inscrição: R$ 100,00.

INSCREVA-SE