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Transtorno do Espectro Autista: Avaliação e Intervenção

Objetivo

O “Transtorno do Espectro Autista (TEA)” é caracterizado por uma desordem no neurodesenvolvimento do indivíduo, que promove obstáculos no desenvolvimento da pessoa, interferindo na sua capacidade de autorregulação, na sua percepção de mundo, na sua interação social e sua comunicação (verbal ou não). Essas características ocasionam desafios sociais que requerem um olhar diferenciado de pais, familiares, profissionais da saúde e educação.

Estima-se que o autismo atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo. Destes, 2 milhões estão no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos.

O curso de Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista: Avaliação e Intervenção do Instituto Paranaense de Ensino busca perpassar por todos os conhecimentos envolvidos no desenvolvimento da pessoa com TEA, com foco especial nos instrumentos de Avaliação e Diagnóstico e nas Intervenções mais adequadas e efetivas, observando a  faixa etária e as especificidades de cada indivíduo.

Disciplinas

*Módulo 1: Fundamentos Históricos e Legais do Transtorno do Espectro Autista (TEA)*

  • Estudo dos Marcos históricos do entendimento e da conceituação do TEA.
  • Direitos e Proteções para Pessoas com TEA: análise das políticas públicas voltadas para o TEA, incluindo o acesso a serviços de saúde, educação inclusiva e apoio familiar.
  • Importância da conscientização e aceitação do TEA na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

 

*Módulo 2: Desenvolvimento humano e o TEA*

Estudo das bases neurobiológicas do desenvolvimento abrangendo:

  • Desenvolvimento típico e atípico.
  • Desenvolvimento cerebral, genética e neuroimagem para compreender as origens e manifestações do TEA.
  • O funcionamento do cérebro social e aspectos cognitivos como teoria da mente, teoria da coerência central e funções executivas.
  • Ausências de habilidades sociais versos excessos de comportamentos disruptivos e inadequados.
  • Desafios no TEA em cada fase do desenvolvimento (bebês, crianças, adolescentes e adultos), Alterações sensoriais, de sono e de apetite (seletividade alimentar).

 

*Módulo 3: Avaliação Multidisciplinar em TEA*

Estudo das ferramentas e métodos utilizados para avaliar o TEA, incluindo entrevistas clínicas, testes padronizados, observações comportamentais, escalas e inventários de uso não-restritos, entre eles:

  • BDEFS (Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley).
  • CARS (Escala de Avaliação para Autismo Infantil).
  • IDADI (Inventário Dimensional de Avalição do Desenvolvimento Infantil);
  • M-CHAT-R/F (Escala para Rastreamento de Autismo Revisada).
  • PEP-R e PEP-3 (Perfil Psicoeducacional revisado).
  • PROTEA-R (Sistema de Avaliação da Suspeita de Transtorno do Espectro Autista).
  • SRS-2 (Escala de Responsividade Social).
  • SCERTS®

*Módulo 4: Intervenções multiprofissionais*

Estudo das principais abordagens terapêuticas multidisciplinares para o tratamento, intervenção e desenvolvimento de habilidades em indivíduos com TEA. Entre eles:

  • Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM – Early Start Denver Model),
  • Método PECS (Picture Exchange Comunication System),
  • Método TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children),
  • Práticas terapêuticas voltadas para habilidades socioemocionais (Hidroterapia Equoterapia
  • Práticas terapêuticas voltadas para habilidades socioemocionais (Psicomotricidade e Hidroterapia)
  • Integração sensorial: O papel dos sentidos no desenvolvimento da pessoa com TEA,
  • DIR/Floortime Developmental, Individual Difference, Relationship-based Model (DIR®/Floortime™),
  • Abordagem interacionista, responsiva e motivacional (Son-Rise)
  • Método ABA (Applied Behavior Analysis).
  • A inclusão do aluno com TEA, AEE e as flexibilizações curriculares.

 

 

*Módulo 5: O TEA adulto: desafios e potencialidades*

  • Neurodiversidade
  • Análise dos aspectos específicos do adulto com TEA, incluindo questões relacionadas ao diagnóstico tardio, adaptação social, vida independente, emprego e saúde mental.
  • TEA e Gênero: Perspectivas Femininas (Exploração das diferenças de manifestação e diagnóstico do TEA em mulheres, considerando fatores sociais, culturais e biológicos que influenciam a identificação e intervenção no TEA feminino.
  • Saúde Mental e Bem-Estar em Adultos com TEA. Empregabilidade e Inclusão Profissional. Relacionamentos e Vida Social.
  • Relações interpessoais e vida social de adultos com TEA, incluindo amizades, relacionamentos românticos, família e integração comunitária, com foco na promoção de relações saudáveis e satisfatórias.

 

Docentes

Coordenadora do Curso:

  • Doutora Cristina Cerezuela

Doutora em Educação (UEM). Mestre em Educação (UEM). Especialista em Educação Especial e em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Instituto Paranaense de Ensino). Graduada em Educação Física (UEM).

É professora da Educação Básica do Estado do Paraná na modalidade Educação Especial atuando em Sala de Recursos Multifuncionais e, no Ensino Superior, em diversos Cursos de Especialização. Coordenadora de Cursos no Instituto Paranaense de Ensino.

Corpo docente:

Aline R. Tacon Dambros, Doutora

Cristina Cerezuela, Doutora

Fernanda Polonio, Doutora

Mariana Leal Tobias Reis, Mestra

Andressa Gonçalves, Mestra

Marcia Storer, Mestra

Adriana Von Stein, Mestra

Fernanda Piantoni, Especialista

Antonio Ferreira Neto Especialista

Investimento: 20 x R$ 395,00 – com desconto especial para pagamento até a data do vencimento: 20 x R$ 320,00.

A data de vencimento é escolhida pelo pós-graduando.

*Valores de investimento especiais para ex –alunos e pais de autistas. Consultar a Instituição.

Obs.: Os integrantes do corpo docente, podem, excepcionalmente, ser substituídos por profissionais de titulações equivalentes.


IMPORTANTE: o Instituto Paranaense de Ensino se reserva o direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido ao (à) aluno (a), sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas.

Processo de Inscrição:

  • 1 PASSO – Preenchimento da Ficha de Inscrição
  • 2 PASSO – Entrega da Documentação
  • 3 PASSO – Pagamento da Taxa de Inscrição (R$ 100,00)

Documentos Obrigatório para Efetivação da Matrícula

  • 3 Fotos 3×4
  • Cópia Simples do RG, CPF e Título de Eleitor
  • Cópia do Comprovante de Residência
  • Cópia Autenticada do Diploma de Graduação

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Ficha Técnica

  • Data prevista:  04 de maio de 2024

    Status: Inscrições abertas

  • Duração do Curso: 18 Meses

  • Encontros presenciais e na modalidade online ao vivo.

    Periodicidade: Um final de semana por mês com encontros às sextas-feiras, das 19h00 às 22h00 e aos sábados das 08h00 às 18h00

  • Carga Horária: 360 Horas

  • Coordenação Pedagógica: Profª Cristina Cerezuela

  • Material Incluso: On-line

  • Investimento: 20 x R$ 395,00 – com desconto especial para pagamento até a data do vencimento: 20 x R$ 320,00.

    Taxa de Inscrição: 100,00.

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